8 de outubro de 2009

CONEXÃO EDUCAÇÃO - O que muda em nossas escolas?

O sistema de identificação eletrônica dos alunos da rede pública estadual do Rio de Janeiro foi lançado dia 23 de setembro em 54 escolas e o governo pretende até 2010 implantá-lo em todas a Rede Estadual. Muitas são as dúvidas e expectativas sobre o funcionamento do passaporte magnético, que acompanhará a trajetória do aluno online, garantindo em tempo real informações relativas ao seu desempenho, frequência, merenda, além de ser utilizado também nos transportes coletivos.Abaixo, leia trecho da notícia de lançamento do projeto no site conexão professor
Governador do Estado do Rio é “aluno por um dia”"Sob a luz de flashes e holofotes, Cabral começou bem sua “retomada escolar”: a primeira parada foi para um simpático lanchinho. Melhor impossível, né, Governador? Bastou passar o documento de identificação no leitor ótico do refeitório e a merenda estava garantida!

Estava tudo muito bem, tudo muito bom... O iogurte, então, uma delícia! Mas a hora ficou boa mesmo para estudar um pouquinho. E o Governador não se fez de rogado: entrou na sala de aula, pediu licença para o professor, registrou sua presença com o tal cartãozinho e curtiu um ambiente climatizado... Não é que estudar ficou bastante agradável(...)"

Sérgio Cabral com seu cartãono refeitório
Que tal convidarmos nosso Governador para "curtir" um DIA DE ALUNO no IE, um dia não, uma tarde de sol escaldante e se papai do céu ajudar, com uma tempestade no final do dia. Ah! um curto na fiação também ia cair bem...
Nada contra as inovações tecnológicas mas, cá pra nós, essa realidade parece bem longe da realidade que vive a nossa escola. Apesar do IE vir se destacando nas avaliações externas obtendo índices que a qualificam como uma escola de qualidade, sua estrutura física é da pior qualidade, não oferecendo condições mínimas que favoreçam o aprendizado do nosso aluno e muito menos às instalações dos equipamentos necessários ao novo sistema. Para a comunidade do IEETF essas cenas destacadas na reportagem parecem realmente de FILME... de FICÇÂO.

Assista ao Video explicativo do projeto
Quer saber mais sobre o Conexão Educação?
Acesse os links abaixo e participe, dê sua opinião enviando seu comentário para as matérias.
Cabral é “aluno por um dia” no lançamento do Conexão Educação
Conexão Educação: uma revolução na gestão escolar
Escolas testam o projeto-piloto. A aprovação é geral!

6 comentários:

Ana Cristina disse...

Essa visitinha eu pagaria muito caro para ver de perto, nosso sofrimento é grande, quando é calor .. é muito! chuva.... ´muito! vento é muito!!
a nossa necessidade de reforma também é MUITO, MUITOOOOOOOOOOOO grande!
nos escuta Cabral! Aproveita a conexão e vê se olha para nosso Instituto!
Ana Cristina

Ana Cristina disse...

Olhai por nós CABRAL!

Vic disse...

Eu faço minhas suas palavras... e olha que estou a pouco tempo na casa! Será que podemos esperar melhores dias? Quem viver, verá!

Vic disse...

Eu faço minhas as suas palavras... e olha que estou há pouco tempo na casa. Imagino o sofrimento das veteranas! Ainda nem peguei um calorão de verdade! Será que podemos esperar melhores dias? Viva, e verás!

Thaís disse...

Quem sabe se nós fizermos um convite formal, nosso governador não nos dê a honra da sua presença?

Evandro Vargas disse...

Calma pessoal... nosso equipamento da ar condicionado será resistente a água, inclusive água quente! Fala sério!?