A semana contou com diversas atividades envolvendo alunos e professores.
Introdução
O
ensino da história e cultura afro-brasileira e africana no Brasil sempre foi
lembrado nas aulas de História com o tema da escravidão negra africana. Neste
projeto pretendemos esboçar uma reflexão acerca da Lei 10.639/03, alterada pela
Lei 11.645/08, que torna obrigatório o ensino da história e cultura
afro-brasileira e africana em todas as escolas.
A
humanidade é rica em Histórias. Os povos, as nações, os países e as
características inerentes de cada um, são aspectos componentes do universo que
atualmente se é representado. Assim estão os africanos quando se destacam suas
influências ocorridas diretamente na cultura brasileira. Pode-se afirmar sem dúvida nenhuma que este povo
trouxe inúmeras influências para o Brasil tais como na culinária, na dança, nas
artes dentre outros. Uma rica cultura que é passada de gerações
para gerações, que com certeza somente vêm agregar valores e crenças para
o nosso país.
Objetivos
Gerais
. Romper com o
modelo pedagógico vigente, incluindo afro-brasileiros na condição de decisório
para a construção da sociedade;
.
Proporcionar condições a alunos de apropriarem-se de novos saberes sobre
a cultura Afro-brasileira de forma transversal e interdisciplinar.
Ações do Projeto
. Propor novos questionamentos utilizando documentários
sobre o tema como eixo norteador;
. Conhecer alguns escritores negros e sua obra;
. Pesquisar escritores dos países lusófonos;
. Releitura de obras de autores africanos;
. Contação de contos africanos;
. Fornecer novas
informações;
. Construir com os alunos: resumos orais, em forma de
textos, gráficos, linha de tempo, criação de teatros, danças, coreografias,
comidas, vestimentas, instrumentos utilizados no trabalho, nos rituais,
exposições e estimular a criatividade expressiva;
. Propor a culminância dos trabalhos em forma de feira
pedagógica com apresentações de todas as atividades planejadas.
A
Animação Cultural promoveu um momento de debate entre os alunos tomando como
eixo norteador os curta metragens “Xadrez das cores e Ao meu lado”. A
professora Fabiene explorou a biografia e alguns textos do Romantismo,
Realismo, Simbolismo, Pré – Modernismo e escritores atuais, todos de origem
negra. Os
alunos realizaram pesquisas e debates sobre obras de José de Alencar, Castro
Alves, Cruz e Souza, Lima Barreto e escritoras negras brasileiras como Elisa
Lucinda, Elizandra Sousa, Conceição Evaristo, Fatima Trinchão e Mel Adún. Contos
e escritores da literatura africana dos países lusófonos foram explorados pelos
alunos das turmas CN 3001 e CN 3002. As
turmas realizaram mesa redonda com os contos, “Solidão”, de Albertino Bragança ; “As mãos dos pretos”, de
Luis Bernardo Howana; “A lebre, o lobo, o menino e o homem do pote”, explorando
ao valor da palavra e dos ensinamentos transmitidos de boca a boca, de geração
em geração; “Dragão e eu”, tratando sobre a fome e a seca em Cabo Verde, do
escritor Teixeira e Sousa e “Nós choramos pelo cão tinhoso” de Ondjaki,
escritor angolano. A
articuladora de leitura professora Rita de Cássia expôs obras literárias do
acervo da biblioteca Maria Lúcia Teixeira de Figueiredo que exploram a cultura
africana e ou autores africanos.
As
professoras Maria Sávia, Marília e Gilcélia organizaram junto aos alunos uma
Feira Afro onde foram apresentados alguns trabalhos relativos a cultura
africana. A
professora Laura Linhares contemplou a turma CN 3002 com um momento lúdico de
“Contação de história” onde utilizou o conto do escritor moçambicano Mia Couto
“O dia que explodiu mabata bata”.
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