História da Instituição




Nossa Historia


Até 1988, o Curso de Formação de Professores funcionou no Colégio Estadual Padre Mello. Os professores sentindo que o curso junto dos demais estava perdendo suas características, após vários encontros para discussão da questão em pauta, junto aos órgãos competentes, resolveram transferir o curso para o CIEP Dona Carmita.
Em 1989, o Curso de Formação de Professores, agora funcionando no CIEP Dona Carmita recebe a denominação de Instituto de Educação de Bom Jesus do Itabapoana  com o Decreto nº. 13.153 de 10/07/89. Em seguida, com o Decreto nº. 14.629 de 05/04/90 passou a denominar-se Instituto de Educação Dona Carmita.
Em 1992, com o Decreto nº. 16.960 de 14/11/91 e Resolução nº. 1.643 de 03/12/91 voltou a ser instalado o CIEP Dona Carmita determinando a permanência do Curso Normal no Estabelecimento de Ensino até a construção da sede do mesmo. Por determinação da Secretaria de Estado de Educação, foi iniciada a obra em 22/04/92, após a doação do terreno feito pela Prefeitura Municipal. Grandes esforços foram empreendidos para que pudéssemos ter em Bom Jesus um Instituto de Educação.
Em 1994, agora com sede própria, a instituição recebeu a denominação de Instituto de Educação Eber Teixeira de Figueiredo, oferecendo o Curso Normal (Decreto nº. 19.655 de 24/02/94).
Em 1997, implantamos a Escola de Aplicação, que surgiu do sonho de alguns professores do Curso Normal que almejavam um ensino de qualidade para as séries iniciais do Ensino Fundamental e que constituísse um espaço pedagógico baseado na filosofia educacional do Instituto de Educação para que as normalistas pudessem realizar as práticas pedagógicas. Iniciamos com 18 alunos no 1º ano escolar do Ensino Fundamental, sendo implantada gradativamente, mantendo sempre 01 turma por ano escolar, até o 9º ano. Em 2009 iniciou o processo de municipalização do 1º segmento do Ensino Fundamental. Hoje temos até 03 turmas por ano escolar do 2º segmento do Ensino Fundamental, com aproximadamente 470 alunos matriculados e uma procura imensa por vagas. No decorrer desses 16 anos vários profissionais idealistas, lutadores e persistentes, dedicaram seu tempo e trabalho tornando realidade o sonho.
Em 2003 foi implantado o Ensino Médio Regular noturno, inicialmente com as turmas de 1ª e 2ª séries, ampliando até a 3ª série no ano subseqüente, autorizado pela Resolução SEE nº 2842 de 20/04/2005 – D.O. de 26/04/2005. Em virtude do pequeno número de alunos matriculados na 1ª série do Ensino Médio noturno, no ano letivo de 2007, a turma foi fechada e os alunos transferidos para Unidade Escolar mais próxima. A partir de 2008 o Ensino Médio deixou de funcionar no Instituto de Educação Eber Teixeira de Figueiredo e os alunos da 2ª e 3ª série foram transferidos para outra Unidade Escolar mais próxima.
Em 2010 (29/10/10) o prédio do instituto de Educação Eber Teixeira de Figueiredo é interditado pela Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, por se tratar de uma construção pré moldada e com validade vencida, necessitando ser demolida ou reconstruída. Por orientação da SEEDUC/RJ a Unidade Administrativa do Instituto de Educação Eber Teixeira de Figueiredo é transferida provisoriamente para o CIEP Dona Carmita. Com isso, realizaram-se encontros com os representantes legais da SEEDUC, do Governo Municipal, autoridades locais, comunidade em geral, pais de alunos, e professores para discutir a situação de desconforto das duas escolas e reivindicar a construção de uma nova sede própria para o Instituto. Foram realizadas várias campanhas e manifestações de apoio a nossa escola. Mas por uma questão de gestão da SEEDUC/RJ é declarado pelo sub-secretário ser inviável a construção de uma nova sede ocorrendo então a fusão das duas instituições.
Em 2011 (27/04/11) a direção do Instituto de Educação Eber Teixeira de Figueiredo  assume o prédio, encampando os alunos e funcionários da unidade extinta CIEP/Brizolão 149 Dona Carmita iniciando o processo de transição.
Em 2013 voltamos a oferecer o Ensino Médio Regular, funcionando no 1º turno com bastante procura de vagas.


0 comentários:

Inicio





Insira o seu endereço de e-mail:

Obrigado desde já.

Postagens populares

Seguidores

Receba nossas atualizações por e-mail

Total de visualizações

Aniversariantes do Mês:

Julho
04- Olga C. Torres
07- Morete
09- Círia M. S. Alves
09-Lineu O. Diniz
17-Renata Costa Abreu
18- Adriane A. Louvem Pimentel
23- Gustavo C. Matos
25- Juliana M. de Abreu

Nossa escola participa!!!!

Central de Relacionamento

Currículo Mínimo/ Orientações Pedagógicas/ Recursos Digitais

Docente Online

Arquivo do blog