Painel de Gestão

  • Visão de Futuro:
Ser reconhecido como referência de escola pública na comunidade, no Estado do Rio de Janeiro e no Brasil, pela qualidade de ensino oferecido,comprovado através dos resultados obtidos nas avaliações internas e externas aplicadas aos alunos desta instituição.
  • Valores:
 Esta instituição prima e zela pelos seguintes valores:
 Respeito mútuo;
 Ética;
 Solidariedade;
Justiça;
Cooperação;
 Honestidade;
 Excelência nos relacionamentos e na qualidade do ensino ministrado;
Liberdade individual.
  • Nossa Missão:
O IEETF tem como missão ofertar um ensino público gratuito e de qualidade, pautado em valores éticos e morais, formar cidadãos comprometidos e conscientes, capazes de intervir de forma cidadã na comunidade em que vivem, colaborando para o desenvolvimento da sociedade ao redor de forma justa e igualitária.

  • Tipo de Gestão a ser adotada na escola:
A gestão adotada pela escola desde a sua criação é do tipo democrática, com a implantação de uma equipe técnico-administrativa-pedagógica, que se reúne semanalmente para traçar medidas necessárias ao funcionamento da escola. Os gestores contam com a participação dos alunos do Curso Normal nos Conselhos de Classe, onde os mesmos são ouvidos e com a participação dos pais dos alunos do Ensino Fundamental. Os pais avaliam bimestralmente o trabalho realizado peia escola através de fichas respondidas em reuniões.

  • Utilização de Recursos Financeiros:
As verbas destinadas a esta unidade escolar são utilizadas para a aquisição de géneros alimentícios destinados à merenda; para a manutenção do prédio escolar, para o pagamento do transporte escolar e aquisição de materiais pedagógicos exigidos na prática docente. Este ano os alunos irão participar mais enfaticamente da utilização das verbas de manutenção através de sugestões, que serão recolhidas bimestralmente.
  • Espaços de participação da comunidade na elaboração, tomada de decisão, execução e avaliação das atividades escolares:
A comunidade participa ativamente das atividades escolares no IEETF. Os pais são chamados à escola para reuniões, confraternizações, encerramento de projetos, palestras, orientações quanto à formação acadêmica de seus filhos, participam de mutirões, opinam quanto as decisões tomadas na unidade. Oferecemos também o Projeto Leitores em Ação onde toda a comunidade participa de rodas de leitura. Durante todo o ano a família é convidada a estar presente e auxiliar os profissionais da escola a trabalhar por uma educação de qualidade.

  • Prestação de contas a comunidade e de seus serviços e recursos financeiros:
As Prestações de Contas são realizadas mensalmente e devidamente  elaboradas, respeitando os critérios estabelecidos e entregues nas datas estabelecidas pela SEEDUC na Regional Noroeste Fluminense, devidamente protocoladas.

  • Prestação de contas do processo ensino-aprendizagem
Os docentes e os gestores avaliam seu trabalho de forma contínua. Os alunos e/ou responsáveis do IEETF realizam avaliações bimestrais do trabalho dos Professores através de fichas avaliativas (COC), ou realizadas em ocasiões que os mesmos procuram a unidade escolar para fazer qualquer relato sobre o trabalho do professor e o rendimento da turma.  O trabalho é avaliado por disciplinas quando a escola convoca os responsáveis para retirar os Boletins  Bimestrais. Os professores da escola se reúnem ao término de cada bimestre para avaliar os gráficos do aproveitamento dos alunos, por disciplina.
  • Relacionamentos na escola
A escola zela para que os relacionamentos sejam pautados dentro do respeito, solidariedade, aceitação do outro, não permitindo que situações de agressão e desrespeito ocorram sem que haja orientação e correção. Os casos de inflação são raros.
  • Relação família escola
A família ocupa um lugar de destaque no IEETF. Os país do Curso Normal participam com menor frequência embora esta situação esteja mudando nos últimos anos. Já os país ou responsáveis dos alunos do Ensino Fundamental são assíduos, presentes e corresponde as necessidades da escola.
  • Participação dos organismos específicos
Temos dois grupos fortes no IEETF: A A.A.E. e o Grêmio Estudantil. Ambos apresentam um trabalho dinâmico, participativo e co- responsável na gestão desta escola. A A.A.E. participa ativamente de todas as ações decisórias desta unidade; realiza a fiscalização das aquisições realizadas e tem poder de voto. O Grêmio Estudantil realiza um trabalho de apoio a direção, sempre envolvidos em projetos, campanhas, atividades culturais e esportivas.
  • Estratégias para fortalecer os organismos colegiados
        Promover encontros periódicos para:

  • Planejar o trabalho a ser desenvolvido;
  • Acompanhar tomada de ações corretivas;
  • Analisar resultados;
  • Padronizar as melhores praticas;
  • Busca de inovações e soluções de problemas.

Nenhum comentário: